Já está disponível o Volume 1 da Cartilha de Autodefensoria do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família das APAEs de Minas Gerais. Este novo exemplar reúne todo o conteúdo da cartilha previamente publicada, porém em uma linguagem mais acessível, direta e inclusiva. Facilitando a compreensão do material, ampliando a divulgação dos conceitos de Autodefensoria e permitindo que mais pessoas com deficiência tenham acesso à informação para reivindicar seus direitos. A cartilha foi elaborada em colaboração com o Coletivo de Autodefensores.

O objetivo foi de atender às necessidades dos participantes, entender suas dificuldades e utilizar suas experiências. O conteúdo contou com a participação de um grupo de validação composto por pessoas com deficiência intelectual, além de indivíduos com dificuldades de leitura e escrita, incluindo a autodefensora de Minas Gerais, Juscélia Alves Soares.

A cartilha, portanto, não é apenas um documento informativo, mas um instrumento de transformação social que promove a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência. Ao facilitar a compreensão e o acesso à informação, contribuímos para um ambiente mais justo e igualitário.

Além disso, a cartilha aborda temas essenciais como os direitos das pessoas com deficiência, estratégias de autodefesa, entre outros. É importante que continuemos a promover e disseminar materiais como este, que empoderam as pessoas com deficiência e fomentam uma sociedade mais inclusiva. A divulgação da Cartilha de Autodefensoria é um passo significativo nessa direção, e esperamos que ela sirva como um modelo a ser seguido em todo o país.

O direito à acessibilidade por meio da Linguagem Simples é um direito fundamental. O artigo 9º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009) afirma que “os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, incluindo os sistemas e tecnologias da informação e comunicação.”

Clique aqui e acesse o link do Volume 1 da Cartilha de Autodefensoria