Neste ano de 2024, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, adotou o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. Esse tema nos leva a refletir sobre nossa trajetória, o que realizamos no passado para chegar onde estamos, o presente que vivemos e nossas metas futuras. O lema “Expansão de olhares para uma sociedade melhor” foi proposto pelo Coletivo de Autodefensores da Federação das Apaes de Minas Gerais e foi enfatizado durante essa importante semana, em que a atenção da sociedade estava voltada para o movimento.

Durante a semana, as Apaes de Minas Gerais compartilharam milhares de relatos, vídeos e fotos, promovendo encontros entre os conselhos regionais, palestras, passeatas e entrevistas para os meios de comunicação locais. Destacaram a história do movimento Apaeano e fortaleceram a importância das pessoas com deficiência de ocuparem seus espaços, defenderem seus direitos e promoverem a inclusão e a equidade.

Nos dias 27 e 28 de agosto, representantes da Federação das Apaes de Minas Gerais, como, Gláucia Boaretto, presidente da Feapaes-MG, Milton Gontijo, assessor financeiro, e Bruna Rocha, assessora de comunicação, juntamente com o presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner de Barros, e a Coordenadora Nacional da Política de Assistência Social da Apae Brasil, Ivone Maggioni Fiori, participaram das atividades na região do Norte de Minas Gerais relacionadas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Na Apae de Januária, os participantes desfrutaram de uma emocionante apresentação artística dos usuários do Centro Dia e da escola, seguida por uma palestra sobre “Política de Assistência Social – Centro Dia” com a Coordenadora Nacional da Política de Assistência Social da Fenapaes.

Já Apae de Janaúba, as atividades incluíram a inauguração do Parque Multidisciplinar e a ampliação do anexo do Centro Dia, representando avanços significativos para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Os eventos contaram também com a participação de famílias, profissionais e autoridades políticas, todos unidos em prol de uma causa comum: a promoção da inclusão e do respeito à pessoa com deficiência. As atividades realizadas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência não só celebraram conquistas, mas também lançaram luz sobre os desafios que ainda precisam ser superados.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024 ficará marcada não só pelas atividades realizadas, mas também pelo fortalecimento do movimento e o comprometimento renovado de construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

SNPCD

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que foi criada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, era conhecida por outro nome. Com o Projeto de Lei n° 5090, de 2013, do então deputado federal Dr. Eduardo Barbosa, passou a ter o nome atual e se tornou uma campanha de destaque no Brasil, por meio de debates, palestras e manifestações sobre pessoas com deficiência e suas famílias, em prol da visibilidade e representatividade.

Essa semana é celebrada anualmente de 21 a 28 de agosto, conforme estabelecido pela Lei nº 13.585/2017, visando sensibilizar a sociedade brasileira sobre as necessidades específicas de organização social e políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

Confira os vídeos:

Apae de Januária 

Apae de Janaúba